quinta-feira, 4 de março de 2010

Águia Real

Competência específica - Escrita.
Descritores de desempenho - Planificar textos em colaboração com o professor; Redigir textos de acordo com o plano previamente elaborado em colaboração com o professor; Rever os textos com apoio do professor.
Experiências de aprendizagem - Desenvolver um Ciclo de Escrita:

Sessão I
.
Experiências de aprendizagem
Seleccionando a temática “Os animais em vias de extinção”, o professor questiona a turma acerca dos vários tipos de textos informativos trabalhados em aulas anteriores, referentes a vários animais em vias de extinção.
Apresentação de um cartaz/foto da águia-real.
Em grande grupo comparam-se as informações, sugerem-se novos dados, anulam-se incorrecções possíveis.
Após esta troca de experiências, o professor:
- Lê, em voz alta, o texto distribuído, fazendo pausas para colocar questões acerca de pequenos extractos.
- Compreensão do texto (mapa de compreensão do texto).
- Folha para recolha de informações a partir do texto (mapa conceptual)
- Os alunos constroem o mapa conceptual, onde registam algumas informações importantes: características, habitat, alimentação, reprodução, causas de extinção e medidas preventivas para evitar a extinção.
- Cada grupo elabora o Bilhete de Identidade da ave, a partir das informações registadas no mapa conceptual.
.
Águia Real (texto informativo)

É a Águia maior da Península Ibérica. Apresenta grandes asas (de 200cm de envergadura) com a ponta dobrada para cima e a cauda larga. A plumagem é castanha escura, tornando-se dourada na cabeça e pescoço e branca nos ombros na extremidade da cauda.
As fêmeas são maiores que os machos, os géneros são de aparência similar.
Este animal sedentário pode, em voo picado voar a uma velocidade de cerca de 240 km/h, sendo superado por muito poucas aves.
O seu habitat pode situar-se em zonas montanhosas ou vales de grandes rios, onde haja áreas pouco arborizadas ou de vegetação baixa e dispersa. Distribui-se por toda a península exceptuando a zona noroeste de Portugal onde se encontra praticamente em vias de extinção.
Este animal é de porte muito forte com umas poderosas garras que lhe permitem matar presas de seis ou sete kg. A base alimentar é muito variada: inclui na sua dieta predadores como raposa, gatos monteses, corujas, cobras, etc., embora não hesite em caçar pombos, coelhos, répteis e aproveitar carne podre quando tem oportunidade.
Nidifica em paredes rochosas. A reprodução costuma começar por volta do mês de Março. A postura é habitualmente, de dois ovos. A incubação dura entre 41 a 45 dias. As crias voam entre os 60 e os 85 dias de vida. Durante o quinto mês as crias começam a afastar-se do ninho e a explorar o espaço, chegando a afastar-se cerca de mil quilómetros do ninho.
Espécie protegida, as suas principais ameaças são os cabos eléctricos, a pilhagem de ninhos, a degradação do meio ambiente e os riscos envenenados.
É necessário continuar a trabalhar para, entre todos, conservarmos o seu habitat das possíveis agressões.
Por último, uma parte importante do nosso trabalho, é sensibilizar as crianças para a educação ambiental dando a conhecer a situação da Águia Real.
Não devemos esquecer que a sua protecção é um dever de todos. Contar com a sua presença numa zona deve ser motivo de orgulho e satisfação.

Registos


Sessão II

Experiências de aprendizagem:
.
Facilitação processual na planificação
-Em pequenos grupos, registar na ficha “Actividades de pré-textualização” as ideias ou informações para a temática seleccionada “Os animais em vias de extinção”, tendo por base a chuva de ideias e a realização de pesquisas, etc.;
- Em grupo/turma e com a colaboração do professor, agrupar por categorias os elementos listados anteriormente na ficha “Organização da Informação”.

Reflexão sobre a escrita na planificação
- Cada grupo inicialmente formado, pensa no que colocar no texto e da forma como pretende organizá-lo e, antes de começar a redigir, estabelece um pequeno "diálogo" com o professor para o informar do que vai fazer.

Textualização
- Projecção da continuação do texto: o Prof. vai solicitando os diversos grupos a ler para a turma o texto produzido; várias anotações das sugestões vão sendo anotadas neste primeiro rascunho do texto. (Nota: o processo de revisão será feito nas próximas aulas)


Sessão III

Experiências de aprendizagem:
Continuando o trabalho iniciado, os alunos reescrevem o texto, tentando melhorá-lo, tendo em conta:
- as anotações das sugestões surgidas na aula de revisão do texto;
- as correcções que os próprios autores detectaram aquando da revisão;
- as chamadas de atenção feitas pelo professor em pequeno grupo.Os alunos/autores comparam o texto reescrito com o rascunho.
Juntamente com o professor, em pequeno grupo, voltam a rever o novo texto.
Ilustram o mesmo livremente.
Águia Real

Sem comentários:

Enviar um comentário